Nossa história

Em julho de 2005, um grupo de estudantes do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, supervisionado pelo Prof. Dr. Cleber Renato Mendonça, criou o terceiro OSA Student Chapter brasileiro, nomeado de IFSC OSA Student Chapter.

O IFSC OSA Student Chapter está localizado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) na Universidade de São Paulo (USP) em São Carlos

OSA Student Chapters são uma iniciativa da OSA, Optical Society of America, no incentivo da criação de grupos de estudantes interessados em óptica e fotônica. Atualmente, existem aproximadamente 187 OSA Students Chapters localizados em mais de 30 países, constituindo uma rede internacional de estudantes. Clique aqui para saber mais! A OSA promove diversas atividades, palestras, encontros, escolas e networking empresarial ao redor do mundo, além da publicação de inúmeras revistas de cunho científico e tecnológico. Um dos objetivos gerais da OSA é a promoção, divulgação e disseminação do conhecimento em óptica e fotônica. Assim, os OSA Students Chapters são um braço desse esforço da OSA. Existem ao todo sete Student Chapters fundados no Brasil, localizados na UNICAMP-IFGW, Universidade Federal de Pernambuco,Universidade Federal de Alagoas, Universidade Presbiteriana Mackenzie, PUC-Rio, Universidade Federal de Rio Grande do Sul e o nosso na Universidade de São Paulo-IFSC.

Desde a abertura de nosso IFSC-OSA Student Chapter, temos desenvolvido diversos eventos e atividades para a comunidade acadêmica, tanto para graduação quanto para pós-graduação. Algumas destas atividades também foram planejadas para a comunidade não acadêmica local, incluindo seminários, palestras e cursos relacionados à óptica e fotônica para os estudantes do ensino médio.

As principais atividades realizadas pelo nosso IFSC-OSA Student Chapter são:

EAOF - Escola Avançada em Óptica e Fotônica

SOE - Semana da Óptica na Escola

Panorama da Óptica

Faça parte também do IFSC OSA Student Chapter. Entre em contato conosco e fique sabendo dos benefícios e mais sobre nossas atividades.